Qual a sua área de pesquisa?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Evento discute sistema BIM no Brasil

24/Setembro/2009


BIM - Building Information Modeling e suas inovações foi tema de interessantes discussões no Fórum AsBEA e 8º Encontro Regional


((Informações retiradas do site da AsBEA: http://www.asbea.org.br/index.asp)

Com grande interesse dos participantes, o segundo dia de palestras do Fórum AsBEA e 8º Encontro Regional, realizado em São Roque (SP), nesta sexta-feira e sábado, tratou do tema ''''BIM - Building Information Modeling''''. O assunto, ainda novo para muitos profissionais foi discutido em várias vertentes, a começar por sua aplicação feita no exterior e as inovações e vantagens que pode trazer para os projetos. No dia anterior, as ''''Normas de Desempenho aplicadas ao projeto de arquitetura'''' também prendeu a atenção e gerou debates produtivos.

O presidente da AsBEA, arq Ronaldo Rezende, fez a abertura dos trabalhos, com uma exposição sobre o Projeto de Internacionalização da Arquitetura Brasileira, feito em uma parceria da AsBEA com a Apex-Brasil. O arquiteto falou sobre os benefícios da participação no programa e sobre algumas ações que já estão sendo feitas como a Missão Empresarial uqe levará um grupo de arquitetos à Dubai no próximo mês.

Em seguida, a arq Miriam Addor, coordenadora do GT BIM da AsBEA, fez uma explanação sobre o processo ''''BIM - Building Information Modeling: um novo paradigma''''. A profissional falou sobre a utilização da ferramenta no exterior e sobre a introdução bem mais recente do modelo no Brasil. Além disso, ela lembrou da ligação que o sistema possui com as normas de desempenho."Basicamente, BIM é a representação da informação da edificação em formato interagente.Ele muda a forma de representação dos desenhos para o modelo virtual", resumiu a arquiteta. Após a palestra, um debate tirou dúvidas e expôs o ponto de vista dos presentes sobre o processo.

A arq Priscila Castro, da Graphsoft, empresa criadora do Software ArchiCAD, que é comercializado no Brasil pela PINI, fez uma palestra técnica sobre todas as possibilidades de utilização dos softwares no mundo e a integração com o processo BIM. Segundo ela, o mercado precisa absorver a implantação do BIM e acompanhar as mudanças."Temos que ter ferramentas que ajudem nas decisões e na criação das idéias.Temos que usar a tecnologia a nosso favor."

Na segunda parte dos trabalhos, os arqs Miriam Castanho, do escritório Contier Arquitetura, Henrique Cambiaghi, da CFA Cambiaghi Arquitetura, José Rocha, da Gui Mattos Arquitetura e Verena Arantes, gerente executiva de projetos da MATEC Engenharia e Construções fizeram uma exposição de casos práticos de aplicação do BIM em empresas de projeto e empresas construtoras.

Miriam Castanho destacou as adapatções que foram necessárias no escritório, tanto no setor estrutural como emsoftwares e hardware, quanto na qualificação de sua equipe, deixando claro, que a experiência tem sido gratificante, apesar de ainda estar no início. Também como exemplo prático, Verena Arantes apresentou a utilização do BIm pelo setor da construtora. Ela lembra que o BIm leva o mundo real para o mundo virtual e consegue vários benefícios para a obra, como redução do tempo do processo, análise crítica, antecipar decisões e reduzir erros, entre outros.

De acordo com José Rocha, o escritório Gui Mattos já trabalha com o sistema BIM desde 2004 e já está em uma fase mais sólida do processo. "Para nós não existe dúvida de que o conceito é melhor e mais interessante de se trabalhar." Henrique Cambiaghi estabeleceu um comparativo da evolução da concepção de projetos ao longo do tempo."Todas as mudanças trazem dificuldades.E é fundamental que todos os envolvidos no processo trabalhem com a mesma ferramenta, caso contrário, não é válido."

Na sequência, José Pires, do Sistema Navis de gestão de projetos, especialista em software, expôs os tipos de programas que podem ser usados na gestão de escritórios, seja na área financeira, comercial,entre outras.
Américo Corrêa Júnior, da Autodesk, deu sequência ao tema BIM com a apresentação que destacou várias soluções por meio da utilização de softwares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário