O futuro da humanidade está ameaçado pelo nosso modelo de desenvolvimento. O desenvolvimento de soluções que tornem a construção civil mais sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico está na ordem do dia. Boa parte destas soluções vai depender da criatividade e competência dos nossos pesquisadores. A Holcim Brasil, em parceria com a ANTAC, convida a você que compartilha desta visão a participar deste esforço.
Participe da 2ª Edição do Prêmio Excelência em Construção Sustentável.Inscrições abertas.
Autores e orientadores de pesquisas de iniciação científica, teses ou dissertações que discutem qualquer um dos aspectos da Construção Sustentável já podem se inscrever. Se você ainda está escolhendo um tema para sua pesquisa, fique atento, você pode se inscrever até 90 dias antes da abertura do ENTAC 2010.
2º HOLCIM ANTAC
PRÊMIO EXCELÊNCIA EM CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
(2009 – 2010)O Prêmio Excelência em Construção Sustentável é um concurso realizado a partir de um convênio entre a Holcim (Brasil) S.A. e a Antac (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), com os objetivos, condições e parâmetros estabelecidos no presente regulamento:
OBJETIVO
O Holcim Antac - Prêmio Excelência em Construção Sustentável tem por objetivo promover a pesquisa em nível de graduação e de pós graduação (iniciação científica, mestrado e doutorado) ao premiar as melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica cujo tema esteja relacionado com a “construção sustentável”.
JUSTIFICATIVA
A qualidade de vida dos seres humanos depende muito da qualidade do ambiente construído em que vivem e trabalham. É o setor da construção civil o encarregado de produzir um ambiente construído adequado a tais atividades.
Os impactos ambientais decorrentes das atividades de produção de um setor são proporcionais ao seu tamanho, sendo que a construção civil é um dos maiores setores industriais do Brasil. Assim, ele é um dos maiores consumidores de recursos naturais e, consequentemente, gera uma grande quantidade de resíduos e poluentes, inclusive gases do efeito estufa. Além do mais, por produzir bens que duram dezenas de anos, e como boa parte do consumo de água e energia acontece em edifícios, os projetos da construção civil precisam ser bem pensados, para que haja economia desses recursos.
Mais ainda, a sustentabilidade social do país depende de uma ampliação significativa do ambiente construído – só de habitações são necessários mais de cinco milhões de novas unidades, que não podem continuar sendo feitas com o mesmo impacto ambiental que caracteriza boa parte das tecnologias hoje existentes. O setor representa cerca 15 % do PIB brasileiro e gera 15 % dos empregos; no entanto, parte significativa de seus trabalhadores encontra-se abaixo da linha de pobreza. A informalidade contamina boa parte da sua atividade econômica, desde a realização de projetos, o desenvolvimento de loteamentos e a produção de materiais de construção. Sonegação fiscal e desrespeito a normas técnicas, legislação trabalhista e ambiental são bastante frequentes, limitando fortemente os benefícios sociais e o desempenho econômico do país.
O desenvolvimento de uma construção sustentável vai depender da pesquisa e do desenvolvimento de inovações tecnológicas e gerenciais que tratem de todas essas questões de modo viável, possibilitando sua implementação em grande escala.
INSCRIÇÕES
Poderão ser inscritos trabalhos de iniciação científica concluídos e teses e dissertações defendidas em território nacional nos 24 meses anteriores à data do julgamento do prêmio, que ocorre sempre no primeiro dia do Entac - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, evento promovido a cada dois anos pela Antac - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. A data e local do Entac serão divulgados no site www.antac.org.br.
As inscrições deverão ser feitas pelo site:www.premioholcimantac.com.br. O arquivo eletrônico (pdf) do relatório de iniciação científica, da tese ou da dissertação deve ser enviado até 90 (noventa) dias antes do início de cada Entac. A data limite para inscrição será informada no site.
O candidato deverá preencher no site a justificativa da indicação com base nos seis critérios de julgamento do prêmio, bem como indicar os links do seu currículo Lattes e do(s) seu(s) orientador(es). No caso dos trabalhos de pós-graduação, além de cópia eletrônica do trabalho, o candidato deverá encaminhar uma cópia eletrônica da ata de defesa de seu trabalho acadêmico (gerada por um scanner, com a assinatura dos membros da banca e com a data de sua realização). Após o resultado do prêmio, a lista dos projetos participantes será divulgada no site.
DA COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora será constituída por cinco pessoas de reconhecida liderança nas diferentes áreas da construção civil, sendo três representantes da Academia (pesquisadores seniores, com grau mínimo de Doutor, com experiência de pelo menos dez anos em orientação de doutorado e atuantes no tema de construção sustentável) e dois profissionais, não acadêmicos, que atuem em empresas privadas, públicas ou Organizações não governamentais - ONG ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP e que desenvolvam atividades em algum dos aspectos de construção sustentável, formando um grupo com conhecimentos multidisciplinares. A indicação dos membros da Comissão é de responsabilidade da diretoria da Antac e da Holcim, sendo seu presidente indicado pela Antac.
Em uma primeira fase do processo de julgamento, serão eliminadas, por consenso dos membros da Comissão, as candidaturas consideradas pouco competitivas frente aos critérios de julgamento propostos.
Os trabalhos considerados qualificados serão então analisados e discutidos com mais profundidade, sendo para cada um designado, pelo presidente da Comissão, um membro relator. Sempre que conveniente, o presidente poderá designar um relator ad hoc que não faça parte da Comissão. Os relatos serão submetidos aos demais membros, orientando as discussões sobre os trabalhos.
Não poderá participar da Comissão ou atuar como relator pesquisador que tenha sido ou que seja orientador de candidato ou possua qualquer outra ligação pessoal (parentesco de até 2º grau) ou profissional (sócio, financiador da pesquisa, empregador, etc.) com o mesmo.
Ao final, cada membro da Comissão votará, de forma aberta, em uma tese, em uma dissertação e em um relatório de iniciação científica para receberem o respectivo prêmio, sendo lavrada a ata do julgamento que será publicada no site www.premioholcimantac.com.br. Serão declarados vencedores os trabalhos que receberem o maior número de votos em cada categoria.
A decisão do júri é soberana e irrecorrível.
Os nomes dos membros da Comissão Julgadora serão definidos após o final do prazo de inscrições, ou seja, 90 dias antes do Entac.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Os critérios de julgamento buscam identificar as teses, as dissertações e os trabalhos de iniciação científica que apresentem uma contribuição de excelência no tema da construção sustentável. Essa contribuição deve conter um ou mais dos cinco critérios especificados abaixo, além do critério de excelência acadêmica.
Seguem, então, os critérios de julgamento do prêmio (baseados nos critérios adotados pelo Holcim Awards, promovido pela Holcim Foundation):
GRAU DE INOVAÇÃO E CAPACIDADE DE TRANSFERÊNCIA
Pesquisa e desenvolvimento estão intrinsecamente ligados à introdução de inovações. Um aumento na sustentabilidade da construção depende fortemente do desenvolvimento de soluções inovadoras, seja em conceitos e métodos de projeto, em tecnologia de materiais e componentes, em processos construtivos e até em operação, manutenção e demolição de edifícios que apresentem menor impacto ambiental, aumentem a eco-eficiência ou potencializem os benefícios sociais do setor. No entanto, estas inovações devem ter potencial de serem transferíveis da academia para o mercado ou de abrirem um novo campo para a pesquisa e desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ÉTICA
As teses, as dissertações e trabalhos de iniciação científica devem apresentar idéias e métodos que propiciem grande contribuição social do setor da construção civil. Como o aperfeiçoamento das relações com os vizinhos das obras, a melhoria dos padrões éticos, desde a concepção do projeto, passando pelas atividades de construção, até o seu impacto de longo prazo na comunidade.
ECO-EFICIÊNCIA
Serão selecionadas teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica que desenvolvam propostas capazes de aumentar a eco-eficiência da construção em todo o seu ciclo de vida, incluindo a produção de materiais e as fases de construção, uso, manutenção e demolição.
DESEMPENHO ECONÔMICO
Outro critério que será levado em conta pelo júri é a pesquisa e o desenvolvimento de idéias e conceitos que melhorem o desempenho econômico do setor; reduzam custo das soluções construtivas e promovam novas formas de financiamento ao consumidor e de captação de recursos para o financiamento de atividades da cadeia da construção civil.
ADEQUAÇÃO AO CONTEXTO E ESTÉTICA
Uma construção possui um impacto estético muito grande na vida das pessoas e a arquitetura reflete a cultura de um povo. Por isso, idéias e propostas que demonstrem uso inovador e criativo de espaço e de forma são também importantes para uma construção mais sustentável.
EXCELÊNCIA ACADÊMICA
Será, também, analisado o rigor técnico científico do trabalho, bem como da produção científica – principalmente em periódicos indexados nacionais e internacionais – associada ao trabalho de iniciação científica, à dissertação ou à tese desenvolvidos.
SOBRE O PRÊMIO
O prêmio será oferecido em três categorias: iniciação científica, mestrado e doutorado.
Os vencedores de cada categoria receberão um certificado e uma viagem, com direito a um (01) acompanhante, para a cidade de Buenos Aires, Argentina.
O pacote turístico* contemplará:
* transporte: aéreo, ida e volta, para duas pessoas;
* hospedagem: cinco noites em apartamento duplo com café da manhã;
* traslado: aeroporto / hotel / aeroporto;
* validade: até 6 (seis) meses após a definição da data de embarque, considerando que a viagem não poderá ocorrer durante feriados e em períodos de alta temporada (entre 20 de dezembro e 05 de janeiro e no período de carnaval).
Os premiados terão no máximo 30 dias após a premiação para informar a data de sua preferência. A viagem poderá ocorrer somente após 30 dias da definição da data. O prêmio é pessoal e intransferível.
* Não estão incluídos na premiação os custos de: bebidas alcoólicas, extras de caráter pessoal, como telefone, transporte local não previsto no pacote original da viagem, frigobar, lavanderia, excesso de bagagem no transporte aéreo, presentes de qualquer natureza etc.
O segundo e terceiro lugares em cada categoria receberão diplomas de menção honrosa.
Os orientadores das teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica premiados, incluindo com as menções honrosas, também receberão certificado de reconhecimento “Orientador de Destaque em Construção Sustentável”, com a indicação do nível do trabalho (iniciação científica, mestrado ou doutorado), da premiação e do biênio em questão.
Todos os trabalhos inscritos, bem como a imagem e nome de seus autores e orientadores, poderão ser utilizados em materiais de comunicação da Holcim e da Antac.
A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Entac.
Os nomes dos premiados, bem como sua pesquisa e a data da premiação serão publicados no site:
www.premioholcimantac.com.br.
Hacking BIM
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário